Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado – OLUC
Os óleos lubrificantes são de origem mineral, derivados do petróleo, utilizados em máquinas e equipamentos da indústria, no setor de infraestrutura e automotivo. Onde existe máquina existe a lubrificação.
Os óleos lubrificantes são formulados a partir de óleos básicos, de primeiro refino ou rerrefinados, mais aditivos químicos que intensificam suas características e propriedades. Atendem a especificações técnicas recomendadas por organismos internacionais e às recomendações do fabricante do equipamento onde esse lubrificante será utilizado.
Durante o uso, os aditivos que compõem a sua fórmula se degradam e o óleo lubrificante perde propriedades que alteram a sua função e desempenho, tornando-se inadequado à sua finalidade original. O resultado é um óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC), que apresenta alto teor de metais pesados, que lhe conferem toxicidade e, por apresentarem risco à saúde pública ou ao ambiente, a sua destinação deve, obrigatoriamente, ser a reciclagem, por meio do processo de rerrefino, em atenção as normas do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
90% Óleo Básico
+
10% Aditivos
=
Óleo Lubrificante
=
Óleo Lubrificante Usado